Transformação Digital: O que é e como construir uma cultura transformadora em sua empresa?

O mercado passou por inúmeras transformações na última década. A tecnologia ascendeu como nunca antes na história, otimizando processos, impulsionando o surgimento de novos gadgets e proporcionando novas formas de se conectar.

A Transformação Digital é um conceito que já vem marcando presença dentro das empresas e organizações há algum tempo e, nos próximos anos, deve impulsionar cada vez mais o mercado.

No artigo de hoje, vamos entender o que é e como funciona a transformação digital dentro das empresas. Continue a leitura do nosso artigo.

Entendendo a Transformação Digital

A tecnologia vem modernizando não só produtos, mas também a forma como consumimos. Levando em consideração esse aspecto, nada mais coerente do que incluirmos os negócios dentro dessa lógica.

A transformação digital se refere a uma mudança de mentalidade dentro das empresas e organizações. Através desse processo é possível modernizar um negócio, melhorar o desempenho da empresa e aumentar seu alcance no mercado.

Desafio para a Gestão

Por conta de todos os aspectos citados acima, a transformação digital pode ser um verdadeiro desafio para quem está à frente de uma empresa.

Para entender tudo que envolve esse processo é preciso trabalhar de forma colaborativa com todos os times, em especial os setores de marketing e tecnologia.

Essas duas áreas são braços essenciais para iniciar um processo de transformação digital em qualquer empresa.

Como construir uma cultura transformadora?

Durante a implementação de qualquer processo é natural que surjam dúvidas pelo caminho. A transformação digital requer uma imersão dentro do assunto. Em outras palavras significa se aprofundar no conceito, buscar referências no mercado (como a sua concorrência está se transformando?), entender o seu negócio e como ele impacta a vida das pessoas e o que você espera alcançar com esse processo.

Selecionamos alguns passos que podem ajudar você durante essa implementação. Confira:

• Faça um diagnóstico inicial.
  • Alinhe o processo com as suas lideranças.
  • Construa um time para acompanhar e implementar a estratégia.
  • Realize testes e experimentações.
  • Avalie pontos de melhorias dentro da estratégia.

Cenários futuros

A tecnologia irá impulsionar e beneficiar diversos setores nos próximos anos, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Senai em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O estudo revelou as principais áreas que serão impactadas e ainda revelou profissões que irão emergir a partir desses movimentos.

Entre as principais áreas estão:

➡ Software e T.I

➡ Indústria de Transformação e Serviços

➡ Agricultura

➡ Saúde

Descubra as profissões que estão emergindo com essa transformação. Acesse a pesquisa na íntegra. Clique aqui

Faça parte dessa transformação

Cada etapa da sua evolução importa. Por isso, na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.