IoT - Fator indispensável para o futuro dos negócios

A Internet das Coisas (IoT) vem se mostrando uma das tecnologias mais importantes do mercado brasileiro. Atualmente, cerca de 50% das grandes empresas nacionais possuem pelo menos uma aplicação ativa em IoT, segundo um estudo realizado pelo MEF com mais de 450 líderes em tecnologia. Para se ter uma ideia da relevância deste dado, o percentual no país já é maior que a média global de 46%.

Além de impactar negócios e impulsionar a transformação digital, a Internet das Coisas está modificando o nosso dia a dia e a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

Descubra em nosso artigo, o que significa a IoT e quais são os setores que já vem se beneficiando com essa tecnologia. Continue a leitura.

O que significa IoT?

Internet das Coisas é a tradução do termo em inglês Internet Of Things. Normalmente designado pela sigla IoT, esse conceito diz respeito a objetos e dispositivos físicos (“coisas”) conectados a tecnologias que possibilitam a transmissão e o recebimento de dados entre si.

Em outras palavras, IoT é uma forma de conectar as “coisas” presentes em nossa rotina à internet, possibilitando a troca de dados e informações com outros objetos, dispositivos e sistemas.

Essas “coisas” podem variar de objetos domésticos comuns ao nosso dia a dia até mesmo ferramentas industriais e aparelhos altamente sofisticados. A IoT permite que objetos do nosso cotidiano como, por exemplo, eletrodomésticos, possam se conectar à internet por meio de dispositivos incorporados.

Como as empresas se beneficiam da IoT?

A Internet das Coisas tem uma aplicabilidade variada e pode ser utilizada por diversos setores e indústrias. Nas empresas, a IoT pode ser um importante recurso de coleta, gerenciamento e utilização de dados.

A infinidade de informações coletadas através dessas conexões proporcionam insights poderosos e imediatos para as empresas. Esses dados podem ser utilizados para impulsionar a transformação digital da organização, reduzir custos por meio de aprimoramentos, otimizar processos operacionais, expandir novas linhas de negócios e criar uma vantagem competitiva no mercado.

Quais setores estão se beneficiando dessa tecnologia?

Como ressaltamos anteriormente, a IoT possui uma aplicabilidade variada, podendo ser implementada em diversas áreas e setores diferentes. Confira algumas indústrias que já vêm se beneficiando dessa tecnologia:

• Fabricação e Manufatura
  • Automotivo
  • Transporte e Logística
  • Varejo
  • Setor Público
  • Assistência Médica
  • Segurança Geral em todos os setores
  • Cibersegurança

Segundo o relatório Sinais de IoT 2020, 90% dos entrevistados acreditam que a IoT é um fator crítico para a continuidade do sucesso de seus negócios, enquanto 64% planejam implementar ainda mais IoT no futuro.

E você, já tem tudo que é preciso para acompanhar a evolução da tecnologia em tempo real?

Faça parte da transformação do mercado

Cada etapa da sua evolução importa. Por isso, na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.